Parecendo difícil não é nada fácil! Então... fotos! Todos temos? Hum... Fotos do Porto, de hoje? E da "margem sul"? E para amanhã? Vamos ter? Não! já temos!!!
tmc, qt à inscrição: «A legenda do Porto, baseia-se, nos acontecimentos, decorrentes dos sécs. XII e XV, a luta dos Burgueses contra o Despotismo Clerical, e nos ocorridos durante o famigerado Cerco do Porto pelas tropas de D. Miguel. O inesperado autor dessa legenda, que foi D. Afonso V, concedeu por Alvará de 22/2/1454, o tratamento de «Leal» Cidade; e, por Alvará de 6/7/1454, o de «Nossa Mui Nobre e Sempre Leal». A este extenso título, foi-lhe, alguns sécs. depois, acrescentado, por determinação de D. Maria II, o vocábulo «Invicta», por a cidade do Porto, nos anos de 1832 2 1833, ter saido vitoriosa, ante o poderio dos Exércitos Miguelistas» Horácio Marçal; In: "O Tripeiro"
4 Comments:
Já mandei posta, comentada e tudo!
NÃO SEI PRA MAIS!
até que enfim! já cá faltava uma visão... sulista!
Orgulhosamente Sulista! Da "Primeira linha da muralha defensiva" da Área Metropolitana da «Antiga, mui Nobre sempre Leal e Invicta cidade»* do Porto!
* inscrição introduzida no Brasão da Cidade em 1834 no reinado de D Pedro IV.
tmc, qt à inscrição: «A legenda do Porto, baseia-se, nos acontecimentos, decorrentes dos sécs. XII e XV, a luta dos Burgueses contra o Despotismo Clerical, e nos ocorridos durante o famigerado Cerco do Porto pelas tropas de D. Miguel. O inesperado autor dessa legenda, que foi D. Afonso V, concedeu por Alvará de 22/2/1454, o tratamento de «Leal» Cidade; e, por Alvará de 6/7/1454, o de «Nossa Mui Nobre e Sempre Leal». A este extenso título, foi-lhe, alguns sécs. depois, acrescentado, por determinação de D. Maria II, o vocábulo «Invicta», por a cidade do Porto, nos anos de 1832 2 1833, ter saido vitoriosa, ante o poderio dos Exércitos Miguelistas»
Horácio Marçal; In: "O Tripeiro"
Enviar um comentário
<< Home