21.11.06

Serra do Pilar




Coroando o extenso cabeço sobranceiro ao Douro e dominando a paisagem circundante ergue-se altaneiro o tambor imponente da Igreja do Mosteiro da Serra do Pilar. Perante o seu volume e a imposição que exerce sobre o espaço circundante ficam quase apagados a Torre dos sinos e a frontaria da primeira igreja, o dormitório a Norte, a sacristia pombalina e o refeitório a Sul. O Claustro, é como que uma caixa de guerra a que furaram a pele. Estes espaços circulares são obsessivos e fradescos. E Guerreiros. Como que se anda à volta, à volta, à espera de um acontecimento.

O prior, D. Acursío de Santo Agostinho mandou construir a igreja moderna, de forma circular, ao modelo da de Santa Maria, a Rotunda, de Roma e com capelas à volta. Fez edificar também um formoso claustro todo de abobadas e colunas; no centro uma fonte.

O Crítico alemão Albrecht Haupt, no seu estudo sobre a Architectura da Renascença em Portugal, assim se exprime sobre as belezas arquitectónicas do edifício:
«O mais original e valioso de todos os edifícios claustraes da mesma época, existentes aqui, é o de Nossa Senhora da Serra do Pilar, no subúrbio de Vila Nova de Gaia, situado na margem fronteira do Douro. Deve ter sido principiado em 1540; e todavia, as circunstancias do conjunto, combinam amplamente com a data de 1602, a qual se encontra o claustro. Em frente do ponderoso quadrado do mosteiro, campeia a igreja, redonda. Um lanço mais estreito comunica a própria ligação com o mais amplo coro, em cujas traseiras, fica o sumptuoso claustro.»
Este convento é chamado da Serra, por estar colocado no sítio mais alto de Vila Nova de Gaia; e também se chama do Pilar, da invocação com que é venerada na igreja deste convento a Santíssima Virgem.


Research by Luzinha.


E mais sobre o mesmo no Comboio Azul.

14 Comments:

Blogger JRP said...

Obrigado pela simpatia da referência!

22/11/06 4:15 da tarde  
Blogger Luzinha said...

«O fotógrafo, enquanto homem, decidiu investir todos os seus rendimentos no acto de viajar. Só assim poderá ampliar a narrativa do primeiro capítulo da sua obra pessoal. Sobre esta narrativa ele só conhece ainda o início e o fim da história: a primeira e a última fotografia.» / Pedro Guimarães


"pasmense los que hayan creido lo contrário! Las Fotografias no son imágenes vivas, estam muertas, vista con rigor, pero esto no es ni mucho menos quitarles valor"

;)

P.S. Thank you one more time, and thank's for your backup

:)

22/11/06 7:21 da tarde  
Blogger Unknown said...

De nada jrp. Com tantas referências que tem havido no "Comboio azul" não podia perder esta oportunidade de retribuir.

Luzinha:
Obrigado :)
Gracias ;)
and you're welcome ;))))

e ainda mais um obrigado pela investigação e texto :)

23/11/06 12:28 da tarde  
Blogger rps said...

Memórias da minha infância. E da minha catequese...

23/11/06 6:20 da tarde  
Blogger Luzinha said...

De nadita amiguito ;O)))))

23/11/06 8:59 da tarde  
Blogger patchouly said...

Que bela parelha aqui temos! Um com estas belas imagens da nossa rotonda, o outro um poço de sapiência!

Nunca reparei na tal torre dos sinos e frontaria da primeira igreja. É curioso como olhar nem sempre é ver...

Continuem, que em equipa que ganha não se mexe!

24/11/06 2:31 da manhã  
Blogger Luzinha said...

O traz gosta de nos surpreender com as suas fotos a 'rasgar' o céu, pudera quem tem uma máquina toda XPTO, só pode! (kidding;)

ó/oh patch, já estava com saudades dos teus comentários... (até ia deixar mais um coment no teu post, se quiseres lá mais prá tardinha, arranja-se :)

Parece que a chuva de ontem fez bem a muita gente, já não posso dizer o mesmo de um pes...inha, que quando sai à rua nem uma gotinha lhe cai em cima...baaahhhhh!!! ;O)

btw, amiguinho, não queres ir trabalhar mais para montante?! É que assim o pessoal daquela zona escapa-se das grandes molhas, e tu não te escapas de um mergulhito ao rio Af...inho do C...dado

Ó/OH!!!!

24/11/06 7:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E... há sempre uma gaivota!

24/11/06 11:35 da manhã  
Blogger Sinapse said...

Sempre que por aqui passo e vejo este post, fico a trautear a música do Rui Veloso ... :))

... ia queixar-me de ter falhado esse vosso passeio/expedição fotográfica, à Serra do Pilar, e entretanto lembrei-me do "Encontro de bloggers e flickers no Porto" - a combinar para Dezembro! Tens falado com a Ana Cláudia sobre isso?

Eu ando muito por fora ultimamente ... tenho tido, e vou continuar a ter, muitas viagens ... e o ritmo não vai abrandar ... mas incluam-me nos vossos planos!! ... chego ao Porto no dia 20 ou 21 de Dez e fico até 2 de Janeiro! :))

24/11/06 3:48 da tarde  
Blogger Unknown said...

Espero que as recordações que o post trouxe sejam boas rps.

Obrigado patch pela parte que me toca, pela luzinha já tens resposta. ;)

Guerra outra vez amiguinha pes...inha? Bem podes querer a continuar a atirar-me ao rio mas quem tem apanhado molhas não sou eu :p além disso já devias saber que me foi atribuída a capacidade de caminhar sobre as águas. Investiga que sabes ;)

As gaivotas arranjam sempre maneira de se por à frente quando tiro fotos são. Desta vez só vi que lá estava quando descarreguei a foto mesmo. Podes perguntar à luzinha que é testemunha que naquela tarde só reparei em helis que apareciam em todo o lado.

Muito gosto em vê-la por aqui sin' ;)
Este passeio não foi também propriamente muito divulgado (tipo não foi mesmo). Já falei algumas vezes com a Ana sobre isso, mas parece-me que já sabes mais do que eu, não sabia que era para Dezembro :$
Já reparei que tens andado muito ausente, mas vou ver então se se combina qualquer coisa para esses dias em que cá vais estar :)

24/11/06 6:14 da tarde  
Blogger Sinapse said...

eheheheheh, Traz', é caso para dizer que quem é vivo sempre aparece!
E eu nunca deixo de aparecer aqui no NSPM!

... quanto a um possível encontro:
eu cá pensava que tinhamos deixado mais-ou-menos alinhavado, durante o NSPM Café na Praia da Luz, que iriamos organizar um outro encontro (mais alargado, até) por alturas do Natal ...

24/11/06 7:09 da tarde  
Blogger Unknown said...

É verdade sin' eu sei que vais aparecendo ;)

...e não me esqueci do combinado, mas só agora é que sei em que datas cá estás. ;)

24/11/06 7:42 da tarde  
Blogger Luzinha said...

Desta vez eu vou! Nem que a Vaca tussa....

Amiguinho traz, trata disso que sabes ;O)

(btw se precisares de ajuda, podes contar com uma pes...inha! :P)

P.S. Nem preciso investigar :P, aliás, quem te atribuiu essa capacidade, ein!? ;P

25/11/06 8:28 da tarde  
Blogger Unknown said...

Obrigado amiguinha pes...inha! Não duvides que se precisar de ajuda te peço ;)

P.S. À pois é luzinha! E assim queres que eu vá para a àgua fazer o quê? Dar um passeiozito? :p

25/11/06 10:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home