1.5.06

S.Bento




A estação de S. Bento, da autoria de Mestre Marques da Silva, foi concluída em 1916 no local onde dantes se erguia o Convento de S. Bento de Ave-Maria. O átrio da entrada, majestoso com os imensos painéis de azulejo de Jorge Colaço, é um ex-libris da cidade.

Criada para ser a estação central da cidade nunca conseguiu esse papel, desde sempre reservado a Campanhã. Presentemente a estação recebe apenas comboios regionais.

Não sendo uma Victoria Station ou uma Gare du Nord é indubitavelmente um edifício carismático e cheio de personalidade.

40 Comments:

Blogger Luzinha said...

«O PORTO DA MINHA INFÂNCIA

Na Estação de S. Bento havia carrejões ladinos de capuzes de serapilheira, almofadados, carregando arrobas e mais arrobas, no costelado, para as mercearias do Bonjardim,Flores e Sá da Bandeira.

Chegava todos os dias a S.Bento gente da Régua, Amarante e sei lá de mais de onde. Trazia com ela cestos de vime colorido. Dentro deles, um presentito do seu lavrado para oferecer a algum amigo ou pessoa de família. Encostados às grades, de costas voltadas para a Praça de Almeida Garrett os habituais e inofensivos mãozinha leves, que a espreitavam, seguindo-lhes depois os passos para ensaiarem a venda do vigéssimo premiado, branco como a cal, o anel de ouro falso como Judas ou surripiar-lhe a carteira no meio da barafunda na escalada para o amarelo.

Por: José Martins»


(O Porto Doutros Tempos)

Mto Boa a foto Patch, mostras alguns dos panéis mais bonitos da Invicta :)

1/5/06 11:29 da tarde  
Blogger Luzinha said...

Correcção: Painéis ;)

1/5/06 11:30 da tarde  
Blogger JC said...

Por não ser central, não deixará nunca de transmitir um ambiente bem tripeiro!

1/5/06 11:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É um dos meus edifícios preferidos, no Porto.

2/5/06 12:27 da manhã  
Blogger Sinapse said...

(ainda estou aos soluços de riso pela destruição que semeei lá no Postais ... pelo que não consigo comentar nada de jeito)

(até podia deixar-vos aqui uma informaçãozinha mt interessante sobre as bilheteiras de S. Bento ... mas vou deixar que outros mais conhecedores o façam)

(comentem que sabem!)

;))

2/5/06 12:34 da manhã  
Blogger patchouly said...

As bilheteiras... não existiam no projecto original! Os verdadeiros Mestres não se preocupam com esses detalhes de projectar bilheteiras numa estação de comboios. Por isso é que foram instaladas de forma mal amanhada nos compartimentos laterais ao átrio...


...ou pelo menos assim reza a lenda!

2/5/06 12:38 da manhã  
Blogger patchouly said...

(e protejam-se da sin que depois do que anda a fazer no blog dela temo pela saude desta caixa de comentários...)

:D

2/5/06 12:40 da manhã  
Blogger JC said...

Tá aqui, tá a querer postar um filmezito, ou a pôr-nos a ouvir qualquer coisa?!

2/5/06 12:43 da manhã  
Blogger JC said...

... e depois diz que é terapia!

2/5/06 12:44 da manhã  
Blogger Sinapse said...

Olhem ... para bem da integridade desta caixa de comentários, aliás, do vosso blog em geral, e da blogosfera toda e do blogger source, acho melhor ir dormir ...

Boa noite, até amanhã!
Sin'

2/5/06 12:47 da manhã  
Blogger patchouly said...

Eu também me retiro.
Boa noite!

Patch'

2/5/06 12:49 da manhã  
Blogger JC said...

'té manhã s'dona sinapse!

2/5/06 12:49 da manhã  
Blogger JC said...

Espera...espera patch!
dá um look no flickr, a ver se dás com os exifs "pá"!

2/5/06 12:51 da manhã  
Blogger patchouly said...

ah valente!!! Agora é que vai ser postar!

IXA que sabes malandro! bela aquisição!

2/5/06 12:56 da manhã  
Blogger JC said...

compreendo agora a tua agarradela, é mais bela caixa de fósforos que já vi!

2/5/06 12:59 da manhã  
Blogger JC said...

... e ainda por cima tira fotografias!!

2/5/06 1:02 da manhã  
Blogger patchouly said...

Agora é que vais ver o que é ser triggerhappy!

2/5/06 1:02 da manhã  
Blogger JC said...

Já provei um pouco de triggerhappyness confesso!

2/5/06 1:04 da manhã  
Blogger patchouly said...

Desta é que me vou.Amanhã leva o gadget!

2/5/06 1:06 da manhã  
Blogger JC said...

inté!

2/5/06 1:06 da manhã  
Blogger TR said...

A estação de S. Bento é muito, muito bonita! bela fotografia!

Hoje fala-se de si na última página do Público, já viu? :-))

2/5/06 6:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De si, de quem??

2/5/06 8:15 da tarde  
Blogger patchouly said...

De mim cc! Eu ví tr (na realidade não tinha visto, fui ver de propósito depois de me ter alertado), mas escreveram com i no fim... deve ser um primo meu! :)

2/5/06 8:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lol. E o que escreveram? No público mesmo, ou na página do público na net? tb quero ver!

2/5/06 10:47 da tarde  
Blogger patchouly said...

Bem cc, não é bem de mim, antes deste alter-ego que eu inventei para o bloger...
...É só na edição impresssa, ou para "pagantes" da electrónica, Podes sempre ver o início da reportagem aqui e já ficas com uma ideia da temática...

2/5/06 10:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Agora já não me apetece sair de casa. Mas fiquei curiosa. amanhã vou procurar o público:)) É aquilo dos sabonetes?!???

2/5/06 11:04 da tarde  
Blogger patchouly said...

Sim! patchouli é isto!

2/5/06 11:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas é mesmo de ti? Ou do Patchouli? Não sabia. Daí a música dos Táxi, ou lá de quem era!

2/5/06 11:11 da tarde  
Blogger patchouly said...

Do patchouli-essência. A mim ninguém me liga, pobre diabo... :)

A música era do grupo de baile. Ai esta juventude, esta juventude...

2/5/06 11:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

que juventude, qual carapuça....quem me dera ser jovem!:))

2/5/06 11:21 da tarde  
Blogger patchouly said...

Ora ora, modéstias.

2/5/06 11:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"patchouly said...
Do patchouli-essência. A mim ninguém me liga, pobre diabo... :)"
Quem é que é modesto?
É a pura verdade. Os cabelos brancos multiplicam-se...:))))

2/5/06 11:23 da tarde  
Blogger patchouly said...

Há sempre tinta para o cabelo! ;)

Tenho amigos que têm cabelos brancos desde os vinte-e-poucos!

2/5/06 11:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não quero assumir. E também aonda nao está assim táo evidente. Hj é que estou mt calamitosa:(

2/5/06 11:29 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Patchouli teve os seus 15mn de fama? No Público?

Uau!

2/5/06 11:41 da tarde  
Blogger patchouly said...

è um primo sin. Afastado. termina em i

2/5/06 11:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que um "Y" não faz a uma pessoa...

2/5/06 11:55 da tarde  
Blogger Sinapse said...

eu percebi, e escrevi com i


(gostaram da sonância deste comentário?)

3/5/06 12:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

17/5/06 9:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP accutane package insert vw golf styling Hair dryers for men Predicacion en audio johy rosacea wo ist ein lasik zentrum in meiner nahe supplements herbal Adderall effexor

23/4/07 7:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home