Também gosto muito do nosso metro sin', em especial porque me parece funcionar bem, e é de facto um salto qualitatvo nos acessos ao centro do Porto que de outro modo seriam muito maus (e ainda o são nas zonas em que não existe). Mas a fotografia só aqui está porque ando a repescar fotos do baú. ;)
Era isso que eu queria dizer luzinha, se em vez dos autocarros no meio do restente trânsito houvessem mais linhas de metro... è que nem faixas BUS que se apresentem existem! :(
Traz acho q é 'houvesse', porque o verbo haver não tem conjugação no plural. A não ser em 'haviam tido'= igual a 'ter tido'. Mas tb não sou uma expert em gramática...é melhor investigar...
"Ah lui, c'est mon Oncle! Quelle vie ménerais-je sans lui... C'est d'abord un grand joueur, qui joue tout. Une pierre, un oiseau, une situation... Il est ma bouffée de fraîcheur dans ma vie."
Amiguinho traz, afinal estamos os dois enganados, qt ao houvessem...Apesar de aparecer na conjugação, não se utiliza no termo q usaste...ex. houvessem mtos transportes, houveram mtas coisas, haviam metros, está errado...terá que ser houvesse, houve, havia (nestes casos conjugar sempre na 3ª pessoa do singular). Durante o Peq. Almoço perguntei à minha mãe, q foi professora. Agora o pq de não se usar a 3ª pessoa do plural, não sei, mas vou imformar-me, ou então se há alguém q apareça por este blog e q saiba explicar, agradecia. :))))
Eu não vou atirar pedra a ninguém. Só comento porque me chamaram "inspector ortográfico" (além de ser um "leitor", diria, "voyeur" deste blog e comentar noutras alturas) e venho desde já refutar a acusação. HOUVESSEM é uma calinada das boas na frase em que foi aplicada pelo Traz(em bold) porque o verbo haver é um verbo impessoal e unipessoal na 3ª pessoa. Esquisito, não? Só quando é utilizado como verbo auxiliar é que pode ter essa forma. Já agora, no mesmo comente há mais uma pequena calinada: o assento no "e". Tudo se perdoa quando se vê as horas dos comments...:) E é muito verdade o que a Luzinha(bold ou gold (dos cabelos)) diz: aprende-se muito na blogsfera, eu que o diga. ;)
OK. Boa explicação bombas, vou-me abster de fazer o que seria a minha tipica pergunta mau feitio 'E porque é que é assim?', mas isto das linguas não costuma ter grandes explicações para além da que se convencionou assim.(pelo menos nunca ninguém se dignou a dar-mas, o que fez com que nunca tivesse sido grande aluno de linguas) Não tinha reparado naquele 'è' mas esse é um erro de datilografia (shift, acento, 'e') em vez de (acento, shift, 'e') que daria 'É', o que me leva a outra questão já levantada num comentário anterior: Para que é que serve aquele acento para além de ocupar espaço no teclado e aumentar a probabilidade de erro?
(atenção :não li o que escrevi, o texto pode conter erros graves!) :)
Traz(bold): O outro assento é para o "à"..., por exemplo. E percebi logo do erro do "è". Também me acontece. Claro que "tipica" e "lingua" levam assento senão nem existem, assim como "datilografia" leva um "c" antes do "t"...;) Quem ler isto pensa que sou imaculado...HAHAHAHA Sou bem "broueiro", como manda o Tripeirismo... hehehe
mas para a qualidade deste blog nada disto interessa. a beleza toda está na imagem...
Bombas, só agora tive tempo de lêr o teu comentário, A Casa do Infante está um caos, com uma auditoria para amanhã e sexta, aquilo já não é Arquivo Histórico, mas sim Arquivo Histérico. Eu sabia q não me ias deixar ficar mal.... corrige q sabes! ;))))
hehehe! Eu sei quando é que se usa esse acento bombas, só não sei é porque é que não se usa o outro. É uma questão de não desperdiçar recursos, se já existe um acento que servia perfeitamente porque é que vamos gastar outro para um reles 'à'?
Quanto aos erros no comentário anterior confesso que abusei, mas também fiz por isso. Escrevo comentários quase como quem escreve num chat: o mais rápidamente possivel e geralmente sem olhar para trás. Os acentos são os mais sacrificados provavelmente seguidos das trocas dos 'er' por 're', volta e meia falta uma letra por não ter carregado bem na tyecla ou sai uma letra a mais por ter carregado em duas (o tyecla não foi de propósito). Enfim, um grande avacalhanço do português. Mas graças a isso já vou no comentário 32 num post sem assunto!
hehehe! (também devia ser eheheh, mas isto passou a ser uma espécie de assinatura)
É verdade! da parte da manhã ainda dei uma saltadela por aqui, pq estive na sala de leitura...mas de tarde, andei outra vez a fazer jogging pela dita casa! Foi impossível vir ao blog!
mas tb estou a ver q fotos na pas de nada... ...! ;)
bombas, eu leio mtas vezes na diagonal, ou então a correr, nem me apercebi, mas tb deves saber cmo sou despistada e destraída...eheheheh!
e assim se acaba mais um dia de trabalho/diversão/aprendizagem contínua... boas noites a todos e fiquem sabendo que é bom ter um espaço destes em que se pode dar umas boas gargalhadas e ver umas coisas bonitas e "desabafar" um pouco do stress diário.....
mau, mau, ainda não, mas pra lá pode caminhar... ;) mas para os visitantes, nunca! :))) dei aqui um saltinho, pq sei q enquanto estiver na casa do infante, vai ser praticamente impossível! Bom dia! :)))
51 Comments:
Trazmumbalde, estou a ver que não é só o Patchouly que tem um je-ne-sais-quoi pelo metro do Porto!
;)
Também gosto muito do nosso metro sin', em especial porque me parece funcionar bem, e é de facto um salto qualitatvo nos acessos ao centro do Porto que de outro modo seriam muito maus (e ainda o são nas zonas em que não existe).
Mas a fotografia só aqui está porque ando a repescar fotos do baú. ;)
Se fossem todos assim e se existissem em todas as zonas :( a baixa era um paraíso!
Era isso que eu queria dizer luzinha, se em vez dos autocarros no meio do restente trânsito houvessem mais linhas de metro...
è que nem faixas BUS que se apresentem existem!
:(
Porra!
Houvessem??????!!!!!!!!!!
Sim???
Belo enquadramento ;)
(metros? curto bués!)
Eu andei a primeira vez (cá no Porto) na semana passada e curti bués mesmo! ;)
Traz acho q é 'houvesse', porque o verbo haver não tem conjugação no plural. A não ser em 'haviam tido'= igual a 'ter tido'. Mas tb não sou uma expert em gramática...é melhor investigar...
Desculpa Traz...erro meu e do anónimo... tens razão...mais valia estar 'calada' ;)
Imperfeito do conjuntivo
houvesse
houvesses
houvesse
houvéssemos
houvésseis
houvessem
Sempre tive a ideia q se conjugava só no singular...
Já investiguei luzinha, segundo o dicionário da priberam:
houvessem - '3ª pess. plu. pret.imperf. conj. de haver'
Olha! também já investigaste.
;)
E já que falamos de erros, é 'restante' e não 'restente'.
hehehe!
Boa! aulas de português on-line!
eheheheh!
Há de tudo nestas caixas de comentários luzinha.
:D
Ainda bem! E olha, aprende-se mto com todos! traz
;)
É verdade luzinha!
(Embora mais com uns de que com outros, aliás estou-me a lembrar de alguns com quem não se aprende nada...)
;)
Pois...os mete nojo, que andam pela blogosfera a Dar Água Sem Caneco ;)
hehehehe!
Não era nesses que estava a pensar luzinha, mas podia ser.
Muito bem.
Obrigado tr.
:)
"Ah lui, c'est mon Oncle!
Quelle vie ménerais-je sans lui...
C'est d'abord un grand joueur, qui joue tout. Une pierre, un oiseau, une situation...
Il est ma bouffée de fraîcheur dans ma vie."
Amiguinho traz, afinal estamos os dois enganados, qt ao houvessem...Apesar de aparecer na conjugação, não se utiliza no termo q usaste...ex. houvessem mtos transportes, houveram mtas coisas, haviam metros, está errado...terá que ser houvesse, houve, havia (nestes casos conjugar sempre na 3ª pessoa do singular). Durante o Peq. Almoço perguntei à minha mãe, q foi professora. Agora o pq de não se usar a 3ª pessoa do plural, não sei, mas vou imformar-me, ou então se há alguém q apareça por este blog e q saiba explicar, agradecia. :))))
A lingua portuguesa é bués de complicada!!! ;))))
Esta lembra-me mais o 'playtime' também do Jacques Tati jc.
Talvez o anonymous saiba e apareça para aí outra vez para nos explicar luzinha.
ass. O presidente da comissão 'abaixo o acento grave'
Pode ser q o vizinho do lado, Mr. Bombas (dos Ecos do Amial), apareça por aqui e nos explique, já que é o Inspector ortográfico de serviço! Ó/OH!
eheheheh!!!
é o único transporte público que gosto de andar, depois temos o eléctrico que gosto para passear...
(espero não ter nenhum erro...)
;)
Eu diria que é o único que verdadeiramente funciona lxexpo, pelo menos aqui no Porto.
Quem nunca deu um erro num comentário que atire a primeira pedra!
;)
Eu não vou atirar pedra a ninguém.
Só comento porque me chamaram "inspector ortográfico" (além de ser um "leitor", diria, "voyeur" deste blog e comentar noutras alturas) e venho desde já refutar a acusação.
HOUVESSEM é uma calinada das boas na frase em que foi aplicada pelo Traz(em bold) porque o verbo haver é um verbo impessoal e unipessoal na 3ª pessoa. Esquisito, não?
Só quando é utilizado como verbo auxiliar é que pode ter essa forma.
Já agora, no mesmo comente há mais uma pequena calinada: o assento no "e".
Tudo se perdoa quando se vê as horas dos comments...:)
E é muito verdade o que a Luzinha(bold ou gold (dos cabelos)) diz: aprende-se muito na blogsfera, eu que o diga.
;)
Calinada: "comente" em vez de "comment" ou de "comentário".
OK. Boa explicação bombas, vou-me abster de fazer o que seria a minha tipica pergunta mau feitio 'E porque é que é assim?', mas isto das linguas não costuma ter grandes explicações para além da que se convencionou assim.(pelo menos nunca ninguém se dignou a dar-mas, o que fez com que nunca tivesse sido grande aluno de linguas)
Não tinha reparado naquele 'è' mas esse é um erro de datilografia (shift, acento, 'e') em vez de (acento, shift, 'e') que daria 'É', o que me leva a outra questão já levantada num comentário anterior: Para que é que serve aquele acento para além de ocupar espaço no teclado e aumentar a probabilidade de erro?
(atenção :não li o que escrevi, o texto pode conter erros graves!)
:)
Traz(bold): O outro assento é para o "à"..., por exemplo.
E percebi logo do erro do "è". Também me acontece.
Claro que "tipica" e "lingua" levam assento senão nem existem, assim como "datilografia" leva um "c" antes do "t"...;)
Quem ler isto pensa que sou imaculado...HAHAHAHA
Sou bem "broueiro", como manda o Tripeirismo... hehehe
mas para a qualidade deste blog nada disto interessa. a beleza toda está na imagem...
Bombas, só agora tive tempo de lêr o teu comentário, A Casa do Infante está um caos, com uma auditoria para amanhã e sexta, aquilo já não é Arquivo Histórico, mas sim Arquivo Histérico. Eu sabia q não me ias deixar ficar mal.... corrige q sabes! ;))))
hehehe!
Eu sei quando é que se usa esse acento bombas, só não sei é porque é que não se usa o outro. É uma questão de não desperdiçar recursos, se já existe um acento que servia perfeitamente porque é que vamos gastar outro para um reles 'à'?
Quanto aos erros no comentário anterior confesso que abusei, mas também fiz por isso. Escrevo comentários quase como quem escreve num chat: o mais rápidamente possivel e geralmente sem olhar para trás. Os acentos são os mais sacrificados provavelmente seguidos das trocas dos 'er' por 're', volta e meia falta uma letra por não ter carregado bem na tyecla ou sai uma letra a mais por ter carregado em duas (o tyecla não foi de propósito). Enfim, um grande avacalhanço do português. Mas graças a isso já vou no comentário 32 num post sem assunto!
hehehe! (também devia ser eheheh, mas isto passou a ser uma espécie de assinatura)
Muito agradecido pelo elogio às imagens, e...
...corrige que sabes!
bold: < b > ... < / b > (sem espaços)
Olha, a luzinha ultrapassou-me no corrige que sabes!
;p
Eheheheheheheh!
;))))
Eheheheheheheh!
;))))
e ninguém diz nada do meu "assento" quando é na realidade acento???
tá tudo distraído ou é delicadeza???
;)
Deve estar mesmo complicado aquilo lá pela casa do Infante luzinha, o nosso contador de visitas indica baixa acentuada!
heheheheh!
;)
Bolas!
Perdi a oportunidade de corrigir o bombas.
:p
heheheheh!
É verdade! da parte da manhã ainda dei uma saltadela por aqui, pq estive na sala de leitura...mas de tarde, andei outra vez a fazer jogging pela dita casa! Foi impossível vir ao blog!
mas tb estou a ver q fotos na pas de nada... ...! ;)
bombas, eu leio mtas vezes na diagonal, ou então a correr, nem me apercebi, mas tb deves saber cmo sou despistada e destraída...eheheheh!
è (Oops É), aqui os meus coleguinhas estão-se a baldar luzinha.
(...)
Mas parece que já vejo o jc a preparar qualquer coisa!
:)
... pois o que me diverti a ler estes comentes (oops!... comments, comentários) todos!
Muito pedagógicos estivestes durante a tarde!
Aqui deicho beijinhos pr'ó Traz', pr'á Luzinha e pr'ó corrector ortográfico, a quem desconhecia essa faceta, Bombas!
Beijinhos para ti também sin', e cuidado com os erros!
;)
À/AH poisé...já há um controlador de trafego, e ainda por cima xamei o controlador ortográfico...eheheheh!
Ó/OH :))))
P.s. Bjs Sinapse.
Olhós erros luzinha! (mesmo os propositados)
hehehehehe!
Tchiiii!!!! :$
ehheheh!
Boa noite, amiguinho. ;)
Boa noite? Estou a ver que aquilo lá pela casa do Infnte está mesmo mau, ainda são 22:47 e o teu comentário já foi há 13min!
Boa noite luzinha.
;)
e assim se acaba mais um dia de trabalho/diversão/aprendizagem contínua...
boas noites a todos e fiquem sabendo que é bom ter um espaço destes em que se pode dar umas boas gargalhadas e ver umas coisas bonitas e "desabafar" um pouco do stress diário.....
mau, mau, ainda não, mas pra lá pode caminhar... ;)
mas para os visitantes, nunca! :)))
dei aqui um saltinho, pq sei q enquanto estiver na casa do infante, vai ser praticamente impossível!
Bom dia! :)))
Parece que afinal a coisa não está assim tão complicada luzinha.
;)
Hj até está tudo calminho, só é preciso não entrar em stress e ter mta calma!
Inté! ;))))
Enviar um comentário
<< Home